30.11.05

primeiro post realmente silencioso, os outros estavam cheios de ruido
a morte inacabada do capitão estrela

Quando alguém de fora, passava pelo adro da igreja, inevitávelmente parava para perguntar aos velhotes, que lá passavam os dias a jogar às copas, porque é que ali estava aquele homem, pendurado numa cruz. Os velhotes, como sempre, respondiam - Não lhe ligue, que nós também já não ligamos, ele sempre foi muito brincalhão.

Já foi há mto tempo que Gui, como era conhecido na aldeia, foi encontrado, à hora da missa de domingo, no adro da igreja pendurado na cruz que lá existia. As pessoas, à medida que iam chegando rodeavam a cruz comentando e repudiando tal acto. Os animos acabaram por se inflamar e ordenaram que Gui parasse com a sua eresia, chegando a atirar o que tinham a mão para que este lhes prestasse atenção, pois parecia que ele não os ouvia, permanecia imovel na cruz.
Toda a gente sabia das suas excentricidades, como da vez em que entrou pela igreja e foi partindo as imagens que lá existiam, até ser impedido pelo sacristão, que vinha preparar a missa da tarde. Passava vários dias sem ser visto, saia um dia pela manhã e so voltava a ser visto semanas mais tarde. E muito mais fez, desde a altura que chegou à aldeia, sem nada para além da roupa e um saco, à procura de uma casa para arrendar.

Já ninguém ligava ao que ele fazia, sentiam pena dele e por isso fechavam os olhos ao que podiam, tal como acabariam por fazer ao facto de ele estar preso à cruz do adro da Igreja.

Os dias e os meses passaram , como o corpo de Gui parecia manter-se saudavel, as pessoas imaginavam que durante a noite ele saisse da cruz para comer, e descansar e isso bastava-lhes.

Um dia, porém, acharam que aquela brincadeira tinha ido longe demais, e resolveram tira-lo da cruz. Quando foram para tirar as cordas que lhe atavam os pulsos e pernas, repararam que teria sido impossivel Gui ter feito os nós. Já no chão, foi com uma falsa surpresa que viram que ele estava morto. Sem mais nenhuma razão para a sua morte, acabaram dizendo que foi causada pelos dois rasgos nas costas, rasgos esses que pareciam como que tivesse sido arrancado alguma coisa das costas...

Gui acabou por morrer, preso naquela cruz, sem que ninguém desse conta.